terça-feira, 14 de julho de 2009

É cultural


A noite caiu estrelada e muito fria. No Largo do Rosário pairava uma sobriedade, mas cadeiras empilhadas, caixas, panos e refletores cochichavam para quem passava que algo ia acontecer. As pessoas chegavam aos poucos, tímidas e encolhidas. A Cia Teatral ManiCômicos e o grupo musical Martelo de Pano iniciaram o espetáculo ‘Domdeandar’ baseado em pesquisas sobre oito cidades do Campo das Vertentes. A platéia era em pequeno número ainda e tinha olhar meio desconfiado. Á medida que a encenação ganhava enredo, movimento, e a música quebrava nossa rigidez, os sorrisos foram pipocando aos poucos, começando pelas crianças naturalmente. A história passava por nossas raízes, nossa gente, contava o delicioso cotidiano que conhecemos, o jeito simples de ser e de se relacionar, as lendas que ainda contamos, as fofocas que ainda escutamos, narrava nossas peculiaridades. Da igreja histórica de Matosinhos que foi demolida aos poucos, do legítimo rocambole de Lagoa Dourada, do tear de Resende Costa, dos turistas que nos visitam, mas enfim da nossa busca, caminhando sempre, com tropeços, loucuras e mazelas, guiados pelo amor! De repente estávamos todos hipnotizados, congelados num frio de sete ou oito graus talvez, embevecidos na arte. A dramaturgia havia nos atado pelo braço da identificação. E gargalhamos, nos divertimos, nos entreolhávamos e no fim aplaudimos entusiasmados de pé com o coração cheio de vida. O largo estava tomado, surgiu gente de todo lado, com cachecóis coloridos, boinas estilosas, botas e casacos, total clima de 22° Inverno Cultural da UFSJ.

Este ano o evento homenageia o pequeno Grande mineiro Otelo, teve a realização também comprometida pela crise financeira internacional e foi reduzido a uma semana de apresentações e oficinas. Então é isso, só essa semana pra curtir espetáculos, shows, exposições e outras apresentações culturais. Confira a programação!
Nosso inverno é gelado, é lindo, tem cores, agitos, afetos, artes, cheiros e sabores. Pulsa dentro de nós um refinamento, percorre essas ruas de paralelepípedos um vento rebuscado, uma rica melodia que denuncia, assim genuinamente nós somos, é cultural!







Foto 1: Espetaculo de Rua 'Domdeandar' Largo do Rosario, por Paulo Filho

Foto 2: Cortejo de Abertura do 22° Inverno Cultural da UFSJ, por Andre Fossati

Foto 3: Exposição 'Grande Otelo: Identidades em transito'. Curadoria e cenografia: Marcia Moon Local: Centro Cultural da UFSJ, por Netun Lima

3 comentários:

  1. KK, isso não se faz com as amigas que morrem de saudades da terrinha, ainda mais dessa época do ano....sacanagem, viu!!! Mas fique tranquila que a inveja ainda é branca!!!!
    Beijo, JU.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ju.... dói fino no peito estar longe disso TUDO!

    Babi (teclando de um reino distante:em plena rodoviária de Itaperuna... enquanto seu ônibus não chega... após um dia de milhões de audiências chatas... com muita saudade da terrinha!)

    ResponderExcluir
  3. Adorei KKzinha, principalmente a última foto. Rsrsrsrsrsrs. Saudades. Bjs. Lelê

    ResponderExcluir