sexta-feira, 21 de maio de 2010

O que se vê, veja bem

- O que? -perguntei, não entendendo patavina o que o senhor que estava sentado do outro lado corredor, estava querendo me dizer ao apontar o teto.
O piloto tinha acabado de anunciar a decolagem e em seguida o chefe de cabine avisou que iriam diminuir as luzes internas.
O senhor apontou o teto de novo, sem dizer nada... Mas desta vez apontou também para a revista que eu segurava.
Fiz de novo aquela cara de perdida, levantando os ombros como se dissesse novamente: “O que?”
O que, meu Deus, o que?
Foi então que a senhora que estava ao lado dele revelou:
- Ele está te aconselhando a ligar a luz de leitura para ler sua revista.
-Ah ta, obrigada – e sorri agradecida, não sei se pelo desfecho do mistério ou pela delicadeza do conselho.
-Mas está bom assim, está dando para ler – concluí.
-Não, liga sim! -Falou finalmente o senhor, incisivo e apontando para o botão no teto.
Eu acabei ligando a luz e a leitura se deu de fato mais facilmente.
-É melhor assim, para não forçar a vista, não é? – sorri novamente.
-Muito bem, parabéns. – ele disse gentilmente.
Ele estava implicitamente me dizendo também: “Ah muito bem, venceu sua teimosia, própria dos jovens que não sabem valorizar os ensinamentos dos mais velhos. Hoje seus olhos estão ótimos, mas nem sempre será assim, porque então forçá-los agora? Pode até ser crendice que ler no escuro pode desgastar a vista, mas se tem uma luz de leitura para ser utilizada, porque não ascender?”
Continuei lendo a matéria da revista à luz da lâmpada de leitura direcionada para minha cadeira, à luz da sabedoria, mas a matéria perdera totalmente a graça, estava mais interessada em divagar sobre o ‘ver bem’.
Você sabe ver a vida da melhor maneira? O que se descortina à frente da janela da sua alma?
Eu confesso que me policio para isso, mas nem sempre as minhas retinas estão limpas, eu arrumo alguma coisa pra embaçá-las ou insisto em ficar no escuro.
Por exemplo, quando nos deparamos com situações complicadas em que entendemos que perdemos algo que nos era muito precioso, nos entregamos ao desespero, ao despedaçar-se aos poucos, aos lamentos internos, à dor. Por teimosia, por inflexibilidade, por não querer ver nada senão aquilo, senão vivenciar a desilusão do que parecia única salvação. Vista turva!
A perda existe de fato, mas toda perda implica em se ganhar algo mesmo que pareça ser uma desconfortável derrota, uma experiência de resignação e até outra possibilidade não imaginada. Como diz o ditado: “Deus não fecha uma porta sem abrir uma janela”. Preste atenção! Pisque seus olhos, esfregue-os se preciso for, estique seu pescoço e veja o que se encontra ao seu redor, é tudo tão ruim assim? Consegue enxergar o que tem dentro de você mesma, sua capacidade de dar a volta por cima, seus talentos, seu sorriso? Mesmo que um pensamento recorrente não se deu como desejava, o que você ainda tem? Está vendo? Sua família maravilhosa e presente, os amigos que te ouvem, outros que confortam e te fazem bem por serem também loucos?! Consegue vislumbrar o leque de outros caminhos que traz o amanhã? Pode não estar ali na sua frente, talvez seja preciso entrever, virar-se para a esquerda, direita, se contorcer e verificar também atrás, abaixar-se, aproximar. Se pode ver, com esforço e criatividade é porque tem boa visão, não vai precisar usar óculos tão cedo.
Viu que simpático o senhor do outro lado do corredor segurando a mão da esposa e preocupando-se com minha leitura no escuro? Mal sabe ele que me fez ver muitas outras coisas pra lá da revista.
Ascenda a luz direcionada especialmente para você! Veja além, melhor e por longo, longo tempo!

12 comentários:

  1. é Kkzinha santo senhorzinho heim!!!! e santa kkzinha que veio com esse post na hora que mais precisava ouvir umas coisinhas assim! bjuuu amei o post e a maneira como foi escrito, senti como se fosse uma das pessoas q vem nos meus sonhos me aconselhar.

    ResponderExcluir
  2. Ah Sil, você é linda! É a luz! rsrs...Obrigada! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Lindo, lindo! Cada dia mais me orgulho de você! Como consegue tirar de cada detalhe cotidiano uma linda mensagem e pensamentos.
    Bjo, JU.

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais linda!! ADOREI KKzitaaaaa!!Parabéns!!Bjo grande!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Pulchra! Sempre fico feliz de te 'ver' por aqui, e sempre tão generosa! Bjos, saudades!

    ResponderExcluir
  6. Isso aqui me faz tão bem, sempre!
    Nos vemos na quinta??? Obaaaaaaaaaaa!
    Bjokas,

    Babi

    ResponderExcluir
  7. Adorei, KK.

    Bjos,

    Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Oi prima,

    outro dia estava viajando na Internet e achei seu blog, depois disso sempre entro para apreciar seus textos e matar um pouquinho a saudade de nossa infância, de seus pais e de tudo que se refere a São João.
    Parabéns, você escreve muito bem e consegue tocar no fundo da nossa alma.
    Agora sempre que tenho um tempinho dou umas viajadas no seu blog. Não é a toa que você também herdou uma das riquezas de nossa família. Parabéns!
    Beijos com saudades Silvia Freitas

    ResponderExcluir
  9. Que luxo sua visita prima! Obrigada! Volte sempre! Bjos

    ResponderExcluir