sábado, 12 de março de 2011

Alma barroca, sagrada e profana

Sexta-feira depois do carnaval, é dia de trocar os cds dos compositores Jota Dangelo, Agostinho França, e outros tantos da nova geração de sambistas, pelos cds com os motetos, cânticos, matinas, laudes, e outras composições sacras dos são-joanenses como Padre José Maria Xavier e Maestro Ribeiro Bastos. É dia da primeira Via Sacra na rua, dia de contemplar a melodia dos dobres do sino dos Passos ao invés de tamborins, repeniques e tantãs de outrora. Eu sou são-joanense, adoro ser, minha alma é barroca, sagrada e profana!
Profano quer dizer tudo que não é sagrado, aquilo que é popular, da nossa gente, como as manifestações carnavalescas. Esta vertente tem raiz no fim do século XIX com os Ranchos ‘Boi Gordo’ e ‘Qualquer Nome Serve’, e mais tarde com as Escolas de Samba no século XX. Mas é chegado o tempo do sagrado, da outra vertente mais tradicional, vinda do século XVIII com a Lira Sanjoanense e a Orquestra Ribeiro Bastos. É a ocasião propícia do erudito, de se recolher contido e não mais de exibição, de desfrute, exaltação, hoje é dia também de Encomendação de Almas!

Fantasias e abadás que ontem nos vestiam dão lugar às opas roxas da Irmandade dos Passos. No lugar do bloco com seus coloridos estandartes, o cortejo da Via Sacra com sua cruz de madeira escura. As mãos que lançavam serpentinas, esguichavam espumas e jogavam confetes, agora carregam lanternas de prata e velas acesas. Aquele músico que comandava a eufórica bateria no sopro estridente do apito, passa a integrar a orquestra soprando passivamente as notas graves de seu trompete.
A imagem mágica da performance da bateria do ‘Unidos da Cambalhota’ nas escadarias da Matriz dá passagem para o desfile piedoso dos irmãos que irão refazer a via crucis de Jesus. No primeiro ato os sinos mudos nas torres apenas olham, e no segundo momento são protagonistas da devoção cristã (“pois o sineiro é o ritmista de São João!”). A paixão como sentimento que correu solta e inocentemente desavergonhada no coração dos foliões tem seu signo totalmente transformado, refletindo a dor, sofrimento e resignação pelo qual passou Nosso Senhor.

Eu sou são-joanense, do carnaval à quaresma, do samba à meditação, do enredo à oração, do ‘pular carnaval’ à contemplação, da alegria à ponderação, da razão ao coração!
Recolha-te folião, o tempo agora é de procissão, de terço na mão e não mais um copo de cerveja. Revele sua fé à luz de um lampião, abra sua alma, reconheça seus tropeços nestas ruas históricas, e peça perdão. Mas também perdoe porque todos nós às vezes sambamos na contramão e atravessamos no antigo refrão. Somos enfim todos barrocos, vivemos ainda debaixo destas telhas coloniais, cercados por paredes de adobe, mesmo que tenhamos deixado a terrinha, seguimos sagrados e profanos, são-joanenses!
Uma quaresma de reflexão, humildade, caridade, abstinência e oração para todos!
Foto 1: Bateria do bloco 'Unidos da Cambalhota' na escadaria da Matriz do Pilar, por Babi Diláscio
Foto 2: Um dos cortejos sacros da quaresma, por Adrianna Neves

13 comentários:

  1. Lindeza Kk! Isso aí ..."uma quaresma de reflexão, humildade, caridade, abstinência e oração para todos!"

    ResponderExcluir
  2. Parabéns KK pela sua sabedoria em retratar a bela São João del Rei terra que não sou filho de nascimento mas me sinto adotado de coração e por isso meu carinho é enorme.

    ResponderExcluir
  3. Lindo KK! Adoro o teu texto! Parabéns!! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa KK, adorei! Não sabia que vc tinha esse blog....serei sua leitora a partir de agora!!! Parabéns! Bjao

    ResponderExcluir
  5. -Obrigada Lilian! Adoro sua visita por aqui! Bjos de barriga para barriga! Rsrs...
    -Oi Jamille! Adoro novos visitantes! Obrigada e volte sempre!!! Bjos

    ResponderExcluir
  6. KKzinha eu que o diga ainda na terrinha; acordava com gente batucando e rindo à toa com cachaça na cabeça..rs. Sexta-feira quando estava indo dormir escutei a orquestra na encomendação de almas no cemitério do Pilar.

    Lindas palavras!!
    Karlinha

    ResponderExcluir
  7. Como é boa essa mistura! Orgulho dessa terra... E de estar cercada por pessoas tão maravilhosas que ali nasceram e juntas cresceram! Lindas palavras Maria. Que Aninha herde esse seu dom de usar tao bem as palavras ... Tocando os nossos corações de uma forma tão doce!
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  8. Êta menina poderosa essa KK!!!!! Não cansa de nos surpreender e nos tocar com suas lindas palavras!!! Ameiiiii!!! Bj da Ju e Felipe pra Kk e Aninha!!

    ResponderExcluir
  9. -Oh Karlinha, me fez lembrar qdo eu morava do lado da Matriz e eu e minha mãe só iamos dormir depois da Encomendação de Almas passar...
    -Babi e Ju P, a visita de vocês é sempre um luxo! Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Espetacular, KK. Parabéns. Bj
    Raquel Prudente

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog. Muito bom ver são-joanenses ausentes retratando nossa bela terra!

    ResponderExcluir
  12. Como sempre, lindas palavras que nos faz sentir e viver as tradições tão especiais de nossa amada São João Del Rei!!! Como disse a Babi, são de tocar fundo no nosso coração!! Te amooo...
    beijoooo na barriga!
    Ângelinha

    ResponderExcluir