quinta-feira, 9 de abril de 2009

Também em Matosinhos!


Semanas atrás fui procurada para fazer um freela e por alto disseram que se tratava de um jornal especial para a Semana Santa. Fiquei empolgada com a possibilidade de escrever sobre algo que admiro e que tanto me emociona, a tradicional e única Semana Santa da paróquia de Nossa Senhora do Pilar em São João del Rei. Mas como o melhor da festa é esperar por ela, na verdade as matérias que foram designadas para mim, eram o oposto do que almejava: Semana Santa em Matosinhos, Prados, e eventos paralelos, como feiras e exposições! Que jarra de água fria do poço da Samaritana me jogaram! Enfim, vamos às minhas impressões!
O visitante que escolher o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos para assistir a uma solenidade da Semana Santa talvez não sinta, ao passar pelo imponente portão de ferro, o cheiro agradável do rosmaninho pelo chão, não vai se encantar com a beleza de uma música do século XVIII, nem tão pouco ficará sem entender o que estão dizendo por não dominar a língua latina, vai observar linhas longínquas e retas da arquitetura moderna, ao fundo se deparar com impressionante Imagem do Senhor Bom Jesus na cruz ao invés de rico altar dourado talhado com arte. Mas sairá de lá com uma certeza: “A essência é a mesma” como disse o padre José Raimundo. Estamos falando da verdadeira fé que move todos os rituais litúrgicos da paixão, sejam eles populares, atuais e simples na comunicação com a comunidade, sejam eles rebuscados e ricos de arte e tradição de mais de 200 anos. As duas formas são frutos da devoção, são braços daquela cruz, são ressonâncias daquelas passagens que atravessaram séculos e se perpetuaram. Estamos revivendo a morte e ressurreição de Cristo, todos conforme clama o coração, sem preconceitos, sem disputa. Há lugar para todos! Mesmo porque o Reino Dele é de todos! Foi no vencer da morte de Cristo que se alicerçou toda a nossa fé!
Uma Santa Semana para todos, os são-joanenses, os visitantes, os não-católicos, os cristãos, os eleitos e os que buscam a salvação!
Foto: Portão de ferro da entrada do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos
A matéria abaixo foi publicada no Especial da Semana Santa 2009:

Semana Santa em Matosinhos

Enquanto no centro histórico as antigas e bem preservadas solenidades da Semana Santa atraem muitos são-joanenses e turistas, a população do grande Matosinhos se une no Santuário do Senhor Bom Jesus para também prestigiar a maior data católica. Com uma outra forma estética, a paróquia de Matosinhos tem programação intensa, sem tradições barrocas, mas nem por isso menos bela.
Com público estimado em 15 mil fiéis, a cerimônia mais concorrida é a Encenação do Descendimento da Cruz, realizada na Sexta-feira Santa, a partir das 20h no adro do Santuário. É quando atores relembram a cena da crucificação de Cristo, e em Matosinhos com um diferencial: uma quarta cruz é colocada, além das três já conhecidas. “Essa quarta cruz é para simbolizar as ‘cruzes’ que nosso povo carrega hoje como a violência, a fome, os maus políticos, etc” destaca o padre José Raimundo da Costa, há 18 anos à frente da paróquia do Senhor Bom Jesus. Após a encenação os fiéis participam do exercício piedoso da procissão do Senhor Morto pelas ruas do bairro.
O pároco lembra ainda que, embora tenha maior envolvimento popular, a cerimônia do Descendimento da Cruz e procissão do enterro, não são as mais importantes, mas sim a Vigília Pascal que acontece no Sábado Santo. “O povo sofrido se identifica mais com a Sexta-feira Santa, mas a celebração da ressurreição de Jesus Cristo é mais significativa para o cristão por ser a base maior da nossa fé”, explica.
Outro destaque da programação é Celebração Comunitária da Penitência, na Sexta-Feira Santa, às 9h30, no Santuário, que reúne cerca de 2 mil fiéis e é vista como uma confissão comunitária, mas na verdade não é. O padre José Raimundo esclarece que a confissão comunitária não é permitida pela Igreja, se trata apenas de uma solenidade de reflexão sobre o perdão e misericórdia divina. E somente é feita na Semana Santa em caráter extraordinário, uma vez que seria impossível atender a demanda de paroquianos que buscam a confissão nesta época. Além da Celebração Comunitária da Penitência, são realizados mutirões que incluem cerca de 10 à 12 padres para atender aqueles que desejam se confessar individualmente.
No mesmo dia acontece também a Via Sacra Pública da Campanha da Fraternidade de 2009 que tem como tema “Fraternidade e Segurança Pública” e o lema: “A paz é fruto da justiça”. O cortejo sai do Santuário e segue em direção ao bairro Bom Pastor realizando as 14 paradas para reflexão e leitura do texto da campanha. A chegada ao Cruzeiro Luminoso marca o fim da Via Sacra Pública.

A Campanha da Fraternidade também inspirou a escolha dos representantes dos apóstolos na cerimônia do Lava Pés, na Quinta-feira Santa. Serão selecionados membros da comunidade ligados ao tema da campanha, como os profissionais da segurança.

O importante é participar

As cerimônias da Semana Santa são promovidas em todas as paróquias da cidade. Cada uma organiza a festa de acordo com a cultura do lugar e pode optar por realizar ou não as celebrações para-litúrgicas (como a procissão do Encontro), mas as celebrações litúrgicas (como a Ação Litúrgica da Sexta-feira Santa) seguem o mesmo roteiro no mundo inteiro, de acordo com as mudanças do Concílio do Vaticano II. “Na paróquia de Nossa Senhora do Pilar se conserva a tradição de alguns ritos em latim, o que é uma riqueza em termos de cultura e arte. Aqui é mais popular, em todas as solenidades o idioma usado é o português. Muda a forma de celebrar, mas a essência é a mesma” analisa padre José Raimundo.
Ao cruzar os grandes portões de ferro do Santuário de Matosinhos, talvez o visitante não sinta o cheiro do rosmaninho, nem ouça uma música do século XIX, mas com certeza se encantará com outros aspectos como o destaque dado à questão social e o emocionante envolvimento da comunidade.
O importante, na visão do padre José Raimundo, é participar das celebrações da Semana Santa como um momento de reflexão espiritual relevante, cada um freqüentando a paróquia que pertence, conforme suas tradições e costumes. “Queremos insistir para que, principalmente nas cidades históricas, a Semana Santa não seja lembrada como um feriadão, reduzida ao aspecto cultural. A data vai além disso para o cristão” conclui o padre José Raimundo convidando todos os fiéis a vivenciar a grande festa que é a Páscoa.
Seis solenidades da Semana Santa no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos terão transmissão ao vivo pela TV Campos de Minas, canal 11, e Rádio Emboabas 96,9 FM e 1480 AM.

Programa

Quinta-Feira Santa, 09 de Abril
Solene dia da Eucaristia, Sacerdócio e Mandamento Novo do Amor.
9h30-Na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, missa do Crisma.
15h00-No Santuário, Celebração Comunitária da Penitência, orientada pelo Pe. Claudir Possa Trindade.
18h30-No Santuário, missa solene da Ceia do Senhor, sermão do Mandato e cerimônia do Lava-pés. Procissão interna do Santíssimo Sacramento e Adoração até meia noite, na capela do Santíssimo. Confissões individuais.
Sexta-Feira Santa, 10 de Abril
Jejum e abstinência de carne, silêncio e reflexão.
06h00-Via-sacra Pública da Campanha da Fraternidade 2009 saindo do Santuário e terminando no bairro Bom Pastor, ao lado do Cruzeiro luminoso.
09h00-No Santuário, celebração Comunitária da Penitência, orientada pelo Pe. José Raimundo.
13h00-No Santuário, confissões individuais.
15h00-No Santuário, solene Ação Litúrgica e Canto da Paixão.
20h00-No adro do Santuário, sermão, Descendimento da Cruz e logo após, procissão.
Sábado Santo, 11 de Abril
20h00-No Santuário, solene Vigília Pascal: Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.
Domingo da Ressurreição, 12 de Abril
Cristo Ressuscitado é a base de nossa fé.
8h00-Missa no Santuário.
9h30-No Santuário, missa especial para as crianças.
11h00-No Santuário, celebração do Batismo.
14h00-Na comunidade rural do Carvoeiro, missa.
18h00-No Santuário, missa solene e procissão do Santíssimo Sacramento.

*Em tempo: a paróquia de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos não recebe nenhuma verba para a realização da Semana Santa, nem da prefeitura e muito menos da Cemig.

Foto: Fachada do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos




Nenhum comentário:

Postar um comentário