quinta-feira, 23 de abril de 2009

Alongamento

Durante o feriado estive ‘em’ estado Espírito Santo, nos dias de festa da Penha. Festa assustadoramente enorme, com mega estrutura gigante. Enquanto reunimos aqui em São João del Rei cerca de 3 a 4 mil no Descendimento da Cruz, guardadas as devidas proporções populacionais, as romarias da festa da Penha atraiam cerca de 110 mil fiéis! Isso em cada romaria, e tinha dia que eram duas romarias. Era a romaria dos homens, das mulheres, dos deficientes, dos motoqueiros (essa um tanto barulhenta), enfim romaria para todos os tipos e tribos. Fora o povo que desce e sobe, sobe e desce, a ladeira misericordiosa da penitência durante os 7 dias da festa. Eu que adoro, também subi a ladeira até o convento da Penha.
Mas neste post quero falar de flexibilidade. É que li em crônica da revista do jornal capixaba ‘A Gazeta’ sobre o assunto e me fez lembrar de uma amiga tinhosa que só bebe coca-cola light! Nem água ingere!
A cronista Maria Sanz nos instiga a praticar a flexão dos próprios conceitos, para senão modifica-los, deixa-los ao menos alongados. Alongar é coisa que essa minha amiga tinhosa sabe que é bom, afinal é médica ortopedista e até já me ensinou alguns alongamentos para deixar meu joelho mais feliz! E deixa, quando eu os pratico!
Sanz ressalta a importância do exercício para, basicamente evitar o sofrimento que é a conseqüência imediata da cegueira imposta pelo cabresto do pensamento enrijecido. Se a minha amiga praticasse o tal exercício de flexibilidade dos conceitos experimentaria um dia pedir um suco de abacaxi com hortelã ao invés da coca-cola light. Ou pelo menos não compraria tamanha briga com o pobre garçom que trouxesse coca zero ao invés de light, mesmo porque light não é zero, não é amiga? É bom optar por coisas novas, provar da liberdade de escolha e assim passar por esta vida com boa bagagem de sabores, lugares, ângulos, pessoas, ideologias, sentimentos e prazeres diversos. E olha que quem vos escreve é pessoa sistemática, capaz de passar semanas comendo exatamente as mesmas coisas num self-service, anos só McFish, a adolescência inteira tomando só coca-cola (é, já fui viciada) e depois migrar para a água tônica e ficar nela até hoje, mas... descobri também o sabor único do suco de abacaxi com hortelã, porque um dia me deixei flexibilizar! Ah querida amiga tinhosa, como é bom o suco de abacaxi com hortelã, tão refrescante, bem coadinho então, hmmm! Se liberte das amarras deste refrigerante manipulador e descubra um mundo além do sabor industrial e gaseificado da folha da coca! E entenda que há outras formas de ser feliz, é nisto que está o grande barato da vida, a diversidade. Sejamos espíritos livres e tomemos sucos de abacaxi com hortelã!

Ainda é 23 de abril, então salve Jorge, de Capadócia, que sentou praça na cavalaria. Fez história derrotando dragão, assim ele escolheu, e hoje em oração peço que me cubra com suas armas para que meus inimigos tenham pés e não me alcancem!
Que amanhã os deuses internéticos conectados escolham por sanar os erros da minha interatividade blogueira e me livrem dos malditos triângulos amarelos com pontos de exclamação porque eu quero postar fotos e links também!!! Af...
E tenho bendito!

6 comentários:

  1. E respeitando as devidas proporções, 21 de abril, aniversário de 49 anos de Brasília: um milhão e meio de pessoas passaram pela esplanada dos ministérios!!! Isso sim é mar de gente!
    Agora, amiga cronista sistemática, já está na hora de você também flexibilizar um pouquinho mais e ultrapassar as barreiras do suco de abacaxi com hortelã, rsrsrs!!!
    Bjo, JU.

    ResponderExcluir
  2. Fiote, vc sabe que só me descobri uma pessoa sistemática quando lá pelo quarto dia comendo a mesma coisa num self-service em Arraial d'Ajuda vc protestou: "Kk vc é sistemática!" Hihihi...Obrigada por sempre visitar o blog e deixar seus comentários. Bjos

    ResponderExcluir
  3. KK, adorei! Vc está cada vez melhor com cronista-escritora-poeta-sãojoanense. Parabéns e não pare nunca. É um luxo pra São JOão del Rei ter um blog assim, tão bacana. Bjs
    Raquel Prudente

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga, obrigada pela parte que me toca! Mas gostaria de esclarecer alguns pontos! A flexibilidade está em experimentar e não em gostar! Experimento diversos sabores, mas nenhum como a Coca Light! Por isso bebendo um guaraná antartica, digo: E viva a Coca Light!!!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkk... Mto boa crônica! E melhor ainda poder lembrar de nossa amiga e de sua relação com a Coca Light.........kkkkkkkk!
    Alonguemos!!!

    ResponderExcluir