quinta-feira, 23 de abril de 2009

Insanas irmãs

A minha turma não é muito grande. Minha turma é do tamanho certo dos degraus do busco do padre José Maria Xavier, no largo do Rosário, onde tudo começou. Era brincadeira de criança, Policia e Ladrão com direito à cadeia na entrada lateral do Solar dos Neves. Podia ser Queimada ou uma inusitada versão do Sítio do Pica-pau Amarelo ou da minissérie Hilda Furacão. Tão boas lembranças, de festinhas, de passeios, de férias, de lanchinhos.

As crianças cresceram, tornaram-se meninas, moças, advogadas, fisioterapeutas, administradoras profissionais e outras, do lar. Hoje são bárbaras mulheres, belas, angelicais e também insanas. Outras são doces até no apelido. E gostam de farra, de dar risada, de tomar cerveja, de viajar, de acampar, de namorar. Gostam de descer no bloco do Copo Sujo abraçadas, gritando até ficar sem ar, que a festa é delas mesmo que uma multidão esteja ao lado. Gostam enfim de estar simplesmente juntas, nos feriados, em São João del Rei! Já que o dia-a-dia é vivido em Juiz de Fora, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Vitória, Campos, Rio Verde e Bagé! Oh saudade...Mas também outras estão na terrinha!

Minha turma é do tamanho de uma boa mesa de bar, para uma boa conversa, um desabafo, uma fofoca, é claro. Afinal de contas minha turma não é perfeita, é normal como qualquer outra turma de amigos. Umas se preocupando demais com as outras, querendo dizer o que é melhor para elas, se intrometendo demais quando no fundo, é a boa e velha intenção de só querer o bem dela. E sai arranca-rabo, mas sai também solidariedade na hora certa. Sai briga, mas sai aquela ajuda que você nem esperava.

E tem mais advogadas, mais fisioterapeutas, turismólogas e ainda publicitárias, jornalistas. Uma até acredita ser cronista, pode? Tem a mais bela das profissões, a de ser mãe, e ainda professora. Tem arquiteta, geógrafa, química, médica. E vem mais advogada por aí, administradora, enfermeira, professora, esposa, mãe... E chegarão a avós um dia. Verão as netas brincando no largo do Rosário ou em qualquer outro lugar. E tudo que desejo é que nossas filhas e filhos, netas e netos, tenham uma turma de amigos tão linda e especial como a nossa. Para ajudar a crescer em cada etapa da vida e assim torná-la mais interessante!

Insanae pra sempre!
P.S.: Colocaria uma bela foto da nossa turma mas o blog está com problemas na publicação. Espero que se resolva em breve!

6 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I a versão atualizada!!! Acho que já te falei que esse texto estava exposto no mural da minha sala, que agora está em fase de reestruturação!
    Olha, esse texto sempre me traz o melhor que só as melhores leituras me trazem sempre: o poder de me desligar e viajar para bem longe, para um passado já bem distante e outro nem tanto....mas me deixa a certeza de que tudo valeu à pena e que fiz a melhor escolha de amizades que alguém pode fazer!!
    Amo vcs todas e amo suas crônicas! JU

    ResponderExcluir
  2. Eu também adorei!!! Não me canso de ler este texto, ele também fica pregado no meu mural de fotos em São Paulo, e sempre que leio me emociono.
    Esse texto me toca tanto que até me fez escrever aqui. O que é difícil, né KKzinha.
    Mas aproveito pra dizer que estou cada dia mais adorando a sua iniciativa e tenho certeza que vc vai cada dia mais aprimorar esse blog e ele te trará cada vez mais realizações. E alegria para nós que podemos ler suas palavras em qualquer parte do mundo.
    Beijos.
    Lelê

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Lele! Que bom que além da ira eu desperto também coisas boas em você! Hihihi...Te amo viu? Tem jeito não! Bjo

    ResponderExcluir
  4. Foi a primeira vez que li essa crônica!... Que emoção! Voltei ao Largo do Rosário num instante! O busto, a porta azul, a amarela, as escadas da loja da mamãe... Obrigada!!
    bjos Re

    ResponderExcluir
  5. Esse texto mexe com todas nós!
    Não canso de ler e reler ( e mostrar pta todo mundo)... principalmente nos dias em que estou mais saudosista, como hj!


    Vida longa (como diria a pp autora) ao seu blog e as suas palavras amiga!

    ResponderExcluir