segunda-feira, 23 de março de 2009

De verdade

Como sou dona de uma ambição literária, isto inclui devorar livros e mais livros, certo? Nãooo... Tenho que confessar, leio muito, mais muito menos do que eu gostaria. Tenho na minha lista ‘para ler em breve’ uns muitos livros, comprados, ganhados e/ou emprestados, estão lá esperando por mim. Mas quero deixar claro que amo livros, autores, resenhas e principalmente livrarias lindas e enormes! E mais ainda, sou louca para ter uma biblioteca em casa, daquelas bem bacanas de vários livros de todos os tipos, tamanhos, volumes e cores, todos bem à mostra, tá? Dá pra entender? E os livros que abandonei? Chegava curiosa, empolgadérrima e na terceira página...’hmmm que chato’! Foi assim com, por exemplo: “Ócio Criativo”, “O Código Da Vinci”, “Ilusões Perdidas” e todos do Paulo Coelho (aliás, alguém me explica porque que ele faz tanto sucesso?). Dentre os que li recentemente, devorei “O Abusado” de Caco Barcellos, amei ‘Quase Memória’ do Cony - assim bem despretensioso e fofo, e agora estou completamente fascinada por “De verdade” do húngaro, Sándor Márai.
Romances à parte, minha paixão é a crônica, por isso leio com gosto tudo do gênero, de Carlos Drummond de Andrade à Fernanda Young. E tantos outros e outras por aí, não só em livros, mas muito mais em jornais, revistas e internet. Em São João, gosto de Jota Dangelo e José Antônio.
Enfim, deixo como dica de leitura, o livro ‘De verdade’ deste autor nascido no então império Austro-Húngaro, que suicidou-se aos 89 anos, curioso não? É um livro denso, extremamente envolvente que traz uma rica narrativa em quatro etapas, com quatro narradores diferentes sobre uma mesma trama que se passa na alta sociedade de Budapeste, Hungria.
E a ambição continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário