segunda-feira, 2 de março de 2009

O catolicismo fala de 3 práticas durante o período da quaresma: a oração, a esmola e o jejum.
Oração: Você se dedica a tantas coisas no dia-a-dia não é mesmo? Tem a hora de se alimentar, trabalhar ou estudar, malhar, encontrar os amigos e se divertir. Não pode também tirar uma hora para Deus? Você lê a Bíblia? Ela foi escrita para você, não para intelectuais. Você pode pegar um pequeno trecho por dia e aos poucos vai descobrir que maravilhas estão contidas ali. A oração diária não precisa ser uma repetição de coisas, das quais você não reflete nada. No momento de orar é preciso se dedicar por inteiro, ficar em paz, num canto qualquer, sozinho e em silêncio, assim vai se conectar com Deus de uma forma plena. Pratique! Essa experiência pode trazer percepções agradáveis e transformadoras para o seu corpo e mente! Especialmente na quaresma, as igrejas realizam as orações da via-sacra, que são belíssimas e propõem grande reflexão. Diz a história que Maria foi a primeira a fazer a via-sacra, relembrando os passos e Jesus e meditando sobre cada passagem. Se você não puder ir a uma igreja, leia o que diz as estações da via-sacra e veja o que você pode tirar desta lição para você e para sua vida.

Esmola: a caridade anda junto com a prática do catolicismo, da oração, se você está inserido neste contexto, o ‘doar-se ao irmão próximo’ será uma conseqüência natural. Procure ler alguma coisa sobre a Campanha da Fraternidade deste ano. Será que você pode fazer alguma coisa?

Jejum: o exercício do jejum é muito antigo. Trata-se de um sacrifício de abster-se de algum alimento ou prática. O jejum nos traz a sensação de liberdade, nos faz entender que não somos escravizados por tal coisa ou tal prática. Que tal deixar de lado um pouco a TV ou a internet, isso vale principalmente para os adolescentes. Todos nós somos capazes do autodomínio, do equilíbrio e da temperança. O meu sacrifício é não tomar refrigerante até sábado de aleluia. E o seu?
Tudo isto foi baseado no sermão do Padre Geraldo durante a missa das 19h da Matriz, ontem. Uma quaresma espiritualmente boa para todos!
Foto: V Estação da Via-sacra, Largo da Cruz, sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

8 comentários:

  1. Muito bem lembrado kkzinha... Agradecer sempre a Deus por tudo que temos e até mesmo pelo o que consideramos problemas na nossa vida, pois eles nos ensinam muito a partir do momento que nos abrimos à oportunidade de lutar e querer solucioná-lo.
    Bom, meu jejum é não comer nenhum tipo de carne. Como sabe já não como a carne vermelha e me propus a abrir mão nesses quarenta dias da carne branca tb.
    Um bjo que Deus nos abençoe sempre!
    Sílvia Moraes

    ResponderExcluir
  2. Boa Sil! Boa quaresma e bom jejum! Bjo

    ResponderExcluir
  3. Agora consegui, até que enfim!!! Saiba que esse espaço não é mais só seu...já tô me sentindo em casa tb, rsrsrs!
    Parabéns e muito sucesso!!
    Beijinho, JU

    ResponderExcluir
  4. Valeu Ju! Obrigada pelo incentivo de sempre, esse blog é nosso! Bjão

    ResponderExcluir
  5. KK,
    parabéns pelo blog, que está lindo, e parabéns pela iniciativa.
    Mais do que isso, parabéns para São João del Rei, que acaba de ganhar um espaço bonito e agradável, feito por gente sensível que não deseja se arvorar sobre questões políticas ou vaidades pessoais. Ao contrário, a ambição é só literária...
    Estou muito feliz por vc e por saber que, a partir de agora, poderá dividir conosco o seu olhar sobre São JOão del Rei, a vida, a alegria, a amizade... enfim, sobre as melhores coisas da vida que, infelizmente, não são frequentes nos blogs que visitamos.
    Estarei sempre por aqui e dividirei este endereço com todos que conheço.
    Bj
    Raquel

    ResponderExcluir
  6. Agradecida demais Raquel, você é uma graça de pessoa mesmo! Bjo

    ResponderExcluir
  7. Oi KK,

    Recebi da Raquel o link do seu Blog e já fui logo ficando fã!!!
    Estarei acompanhando sim, pois também amo são João del Rey!!!
    Sucesso !

    Cíntia Prudente

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Cíntia! Volte sempre então, a porta está aberta! Bjo

    ResponderExcluir