quarta-feira, 4 de março de 2009

A faixa 5


Ah eu preciso contar do meu amor pela faixa 5 do CD “São João del Rei: 50 anos de samba”. A coletânea traz 15 sambas de antigas escolas são-joanenses como a “Qualquer Nome Serve” o "Cordão Encarnado", "União", e das novas agremiações como "Copo Sujo", "Chácara" e " o "Unidos da Cambalhota". O valioso registro é uma iniciativa de Jota Dangelo e seu filho, Virgílio. O show-lançamento foi na terça Se Mamãe Deixar ( a semana de pré-carnaval em São João eu chamo assim: Segunda Deixa o Mundo Girar, Terça Se Mamãe Deixar, Quarta de Lesma Lerda, Quinta das Domésticas e Sexta do Copo Sujo), 17 de fevereiro de 2009, no salão nobre do Athletic. Eu fui e comprei o cd, claro! Aliás a Claro patrocinou o projeto.
Acordei na quarta-feira de Lesma Lerda louca pra ouvir o CD. E fui me deliciando com um samba atrás de outro, conhecidos e desconhecidos, mas todos com gostosa cadência. Até que veio a faixa 5, Cambalhotas 2008 que fala sobre os sinos de São João. Eu já tinha escutado o tal samba meio aos trancos e barrancos durante o próprio bloco em 2008, em alguns gritos de carnaval que anteciparam a folia deste ano e também no show-lançamento. Adorei a sonoridade, mas ainda não tinha entendido toda a letra, sabia apenas que um trecho dizia: ‘Dou cambalhota imito os sinos de São João’. Aí ele já tinha caído no meu gosto, nasci e cresci do lado destas torres da Matriz, meus irmãos foram sineiros, conheço cada repique, cada dobre destes sinos, das badaladas das horas à ladainha de Nossa Senhora da Boa Morte!
Quando percebi que se tratava do samba que eu tanto perseguia fiquei radiante. Fui seguindo a letra do encarte e me encantando cada vez mais. E não é que bem na hora em que o samba citava: “Alvorada... Sob o olhar dos sinos...” escutei o sino da matriz repicar (eu moro num prédio no Bonfim, tenho uma visão privilegiadíssima de todo centro histórico, e escuto com clareza quando toca os sinos)? Não acreditei, que coincidência, meu Deus! Arrepiei-me todinha! Nossa, pensei, mas esse samba é danado de bom, vou ouvir de novo... E mais uma vez a coincidência, na parte que falava dos sinos, de novo o repique na catedral em alto e bom som! Inacreditável, muita coincidência!!! E eu pensando: Mas é estranho, 10h30 da manhã e este sino tocando... Bom, mas esse samba é mesmo uma pintura, vou ouvir de novo... Moral da história só na terceira vez que fui ouvir, percebi minha manota, um micão mesmo! Claro que o som do sino fazia parte da faixa, não é Maria do Carmo? Errrr!

Unidos da Cambalhota 2008

O nosso bloco é de fé,
Defende a bandeira da tradição.

Na rua Direita eu ‘passo’
É o cenário da minha emoção
No coração da minha terra
Um som ecoa no ar,
É dele que venho falar

“Tens, tem, tens, tem”, tem ‘terentena’,
Tum, tum, tum, tum, dobra o repique,
Vem virando a marcação.
“Tencão, tencão”, é meu poema,
Dou cambalhota, imito os sinos de São João

Alvorada...
Sob o olhar dos sinos
Minha alma é barroca.
Do amigo sou irmão
Pois o sineiro é o ritimista de São João

Para ouvir o samba Cambalhota 2008, basta fazer o download no site do bloco: http://www.unidosdacambalhota.com.br/. As gravações do site e do CD são distintas. Mas todas as duas contém o repique do sino da Matriz.
Parabéns aos autores: Tido, Cristiano e André Dangelo
Foto: Capa do CD “São João del Rei: 50 anos de samba”

3 comentários:

  1. KK, a faixa 5 realmente e de arrepiar, essa mistura do som profano (perfeitamente perdoável)com a voz dos nossso sinos arrepia qualquer um que ja esteve na rua direita, no bloco da alvorada e sob o olhar dos sinos. É a mais perfeita trilha sonora da vida de quem é um "sanjoanense da gema" e, ainda mais, pra quem, outrora,foi um "ritimista" de São João. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tb adorei a faixa 5... Aliás o CD é excelente! Mas mancada não foi privilégio exclusivo seu... foi minha e do Felipe tb...qdo escutamos a primeira vez...rs! E olha que minha janela dá de frente pra Matriz... Mas foi só da primeira vez... !!!

    ResponderExcluir