quinta-feira, 12 de março de 2009

Via sacra na rua

Se a chuva permitir, amanhã sexta-feira, teremos nossa última via sacra de rua de 2009. A piedosa cerimônia realizada pela tradicional Irmandade do Senhor dos Passos, sairá da Matriz do Pilar com os irmãos vestidos de opas roxas carregando a cruz preta com pano branco, tochas, lanternas e a belíssima imagem do Crucificado. Fiéis rezam o rosário, dobram tristes os sinos das igrejas próximas e a orquestra executa Motetos do compositor são-joanense Martiniano Ribeiro Bastos, diante da cada estação:
Iª Estação: Igreja de São Francisco: Jesus no jardim das oliveiras depois de rezar, recebe o beijo traidor de Judas Iscariotes, e é preso.
IIª Estação: Passinho (nome dado às pequenas capelas localizadas em algumas ruas do centro histórico da cidade, onde se tem representados os ‘passos’ da via sacra) da Rua da Prata: Vista da cidade de Jerusalém e a imagem, de Cristo carregando a cruz.
IIIª Estação: Passinho do Largo do Rosário: As mulheres de Jerusalém chorando à passagem de Jesus.
IVª Estação: Passinho do Largo da Câmara: Encontro de Nossa Senhora com Jesus.
Vª Estação: Passinho do Largo da Cruz: Verônica enxuga o rosto de Jesus.
VIª Estação: Passinho da Rua Direita: Simão Cirineu ajuda Jesus a levar a cruz.
VIIª Estação: Matriz: Jesus entre os dois ladrões morre na cruz.
Curioso como a via sacra é de rua e começa e termina com ‘passagens’ dentro das igrejas. Na última sexta-feira, uma chuvinha fina fez o cortejo entrar na Matriz, logo após o “Senhor Deus, misericórdia” no Passinho do Largo do Rosário, pulando 3 estações. Jesus não teria aprovado esta mudança em sua caminhada ao Calvário, mesmo que encurtasse o caminho, pois deixaria de encontrar sua amantíssima mãe, não teria o rosto delicadamente enxuto em linho nobre pela Verônica e não poderia contar com a valiosa ajuda de Simão Cirineu no penoso dever de levar o madeiro da sua crucificação.
Ficaram em vão esperando ainda por algum tempo, e então Maria subiu as escadarias, abriu os abraços e foi tomar seu lugar como Mãe das Mercês; Verônica ainda ficou por ali, enxugou o próprio rosto e sentou-se ao pé do Cruzeiro; Simão Cirineu também depois de muito esperar, deu uma volta na Rua da Cachaça, subiu o Beco da Escadinha e foi ter com a Mãe do Carmo. Que loucura, só em São João mesmo. Se ainda fosse para pular estações em que ocorreram as dolorosas quedas de Cristo, ou ainda poupado do ato infame de se despir de suas vestes, vá lá.
Olha meu Jesus, por mim eu continuaria, afinal trovejou e relampejou a tarde toda, o céu estava repleto de nuvens negras, enfim, a chuva se anunciou como pôde e eu levei minha sombrinha! Perto de quem carregou, sobre chagas abertas, um pesado lenho, o que é carregar um guarda-chuva? O que é um chuvisco?
Foto: Ultima Estação da Via sacra na rua, na Matriz, depois de pular 3 estações, sexta-feira, 6 de março/2009.

6 comentários:

  1. KK so vc mesma para dar uma aula de devoção e para descrever até os descaminhos da via sacra por causa da chuva. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amiga KK, aprendi (motetos, rsrs), ri e me surpreendi!!! Beijinho, JU

    ResponderExcluir
  3. Ju, a gente sempre aprende...mais pra frente vou postar sobre a Semana Santa e o que tenho aprendido depois de entrevistar 2 padres (E NENHUM DOS DOIS É O PADRE PAIVA!).
    Leo, quero te ver amanhã na via sacra!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Amiga KK , vc é ótima depois deste comentario dos pulos das estações sacras vou passar a semana santa ai em del rey pra ver se vai ter mais pulos nos motetos de passos, abraços ZUZU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Vem sim, nossa Semana Santa é única! Obrigada pela visita, volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Amei KK! Mais um texto envolvente! Beijos Re

    ResponderExcluir